MISSAO da Comissão de Laboratório Clínico e Genética Humana da ANBIOQ

A Comissão de Laboratório Clínico e Genética Humana de Bioquímicos Clínicos tem como missão:

“Promover a participação ativa, plural, construtiva e de excelência dos Bioquímicos Clínicos Portugueses na Sociedade”.

A actividade desta comissão é resumida a 3 pontos fundamentais:

1)- Implementar a Certificação de Bioquímicos Clínicos Portugueses em Laboratório Clínico e Genética Humana, baseado no documento-chave da IFCC/EFLM (Internacional Federation of Clinical Chemistry/European Federation of Laboratory Medicine) para o registo do Especialista Europeu em Laboratório Clínico (EuroClinChem, EC4), intitulado de “EC4 European Syllabus for Post-Graduate Training in Clinical Quemistry and Laboratory Medicine” (versão 2012). Este documento foi redigido, de acordo com a Directiva Comunitária das Qualificações Profissionais da U.E. (União Europeia) e define o nível de conhecimentos/formação especializada que esses profissionais devem possuir, bem como os requisitos mínimos de ingresso que incluem outras formações académicas base para além da Bioquímica.

2)- Promover a implementação de sistemas de formação profissionalizante e contínua (pré e pós-Certificação) dos Bioquímicos Clínicos, de preferência integrados com o Ensino Superior e outros organismos nacionais e internacionais, directamente ligados ao Laboratório Clínico e Genética Humana. A LabGen-ANBIOQ assume que só através do diálogo direto, franco, aberto e concertado entre o Ensino Superior e a Sociedade Profissional, se desenvolve a maior qualidade e mais valia associada aos novos profissionais Especialistas de Saúde em Portugal. A sinergia gerada com este diálogo só pode trazer vantagens a ambas as partes e em particular á Sociedade.

3)- Promover a criação de um “Conselho Nacional de Especialistas em Laboratório Clínico e Genética Humana” , que, á semelhança do Health Professional Council do Reino Unido, defina e regulamente a profissão dos Especialistas em Laboratório Clínico e Genética Humana, num processo Nacional de consenso, baseado na objectiva competência profissional, composto por uma comissão paritária dos organismos sócio-profissionais representativos dos profissionais Especialistas de Laboratório Clínico e de Genética Humana.


Podem inscrever-se na LabGen os sócios da ANBIOQ profissionais de saúde.

Os membros da LabGen-ANBIOQ que sejam especialistas de saúde, podem solicitar o Grau de Bioquímico Clínico segundo o disposto no artigo Regulamento Interno da LabGen:

REGULAMENTO INTERNO DA LabGen-ANBIOQ, link https://formacao.anbioq.pt/pluginfile.php/58/coursecat/description/REGULAMENTO%20INTERNO%20DA%20LabGen-ANBIOQ%20Bioquimico%20Clinico.pdf